domingo, 10 de abril de 2011

FILHOS OBSTINADOS E A MISERICÓRDIA DE DEUS

FILHOS OBSTINADOS E A MISERICÓDIA DE DEUS

Por Dc. Joel Santana

Isaias Capitulo 30

O salmo 119:105 diz; Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. Interessante que o dito popular também diz que o pior cego é aquele que não quer enxergar, a verdade é que tudo que está escrito na Bíblia e por menor que seja uma letra ou um sinal sempre nos falar algo de muita importância para nossa vida, quer seja secularmente ou espiritualmente. O Senhor Jesus em Mateus 5:18 diz que “até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um [til] se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido”. Esta passagem nos ensina que sendo o jota e o til as menores letras do alfabeto hebraico são de grande importância no complemento de uma frase ou um sentido em um contexto Bíblico.

O contexto do capitulo 30 do livro de Isaias, fala de uma nação totalmente fora dos caminhos do Senhor, mas, fala também de dois tipos de desvio e um conselheiro, alguém que está sempre nos orientando quando damos nossas cabeçadas tentando nos convencer dos nossos erros e falhas no cotidiano.

TIPOS DE DESVIO

DESVIO PARA ESQUERDA = Em uma matéria recente publicada na Revista Enfoque (Cerca de 40 milhões de brasileiros estão afastados da igreja), mostra uma dura realidade dos ex-evangélicos. Muitos já chegaram a serem pastores, presbíteros e diáconos estão afastados dos caminhos do Senhor, ao ponto de estarem como diz as Escrituras as mentes deles estão cauterizadas, e as orientações, os conselhos e o convencimento do Espírito Santo já não surte efeitos. Alguns tomam atitudes semelhantes ao do filho pródigo que depois de tantas humilhações, cai à ficha e volta à casa do pai. Outros permanecem na lama sendo julgados pelo sistema do mundo. (2Pedro 2:22 O cão voltou ao seu próprio [vômito], e a porca lavada ao espojadouro de lama). Essa é uma triste realidade.

DESVIO PARA DIREITA = Esse desvio acontece diariamente em nossas vidas e nas igrejas, é aquele que sempre colocamos como justificativa a teologia do não tem nada ver. O desvio para esquerda é aquele que o individuo se afasta do caminho do Senhor, tem consciência disso, mas, sempre com a esperança de um dia volta.
O desvio para direita é aquele que o individuo, acha ser um cristão, mas, julga o seu irmão, critica os seus lideres, diz que não faz isso, mas, faz aquilo. Em resumo, é um negligente com o compromisso com Deus.
O irmão que se desvia para direita se torna semelhante aquele fariseu que foi orar no templo junto com o publicano, na parábola do Senhor Jesus em Lucas 18:9-14, se tornando apenas um ritualista, vai à igreja para mostrar que é um cristão querendo ser mais espiritual do que todos enganando a si próprio.


A AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO = Quantas vezes fomos tentados a pecar, achamos aquilo muito gostoso, a nossa alma anseia, mas, o nosso espírito recua imediatamente alguém fala ao nosso coração. Não faça isso! O caminho é esse. O versículo 21, fala exatamente da ação do Espírito Santo em nós, é um processo de regeneração e santificação, é um ato de convencimento que estamos nos desviando dos caminhos do Senhor, quer seja para a direita ou para esquerda não importando o tipo de desvio é como o irmão que critica o outro por comprar talvez um CD pirata, mas não vai com a cara do outro irmão, ou como o outro que ora em línguas, mas critica a sua liderança, claro são desvios. Graça a Deus que temos um orientador que nos leva a um verdadeiro arrependimento dizendo: O caminho é esse, siga o caminho.


João 16:7-11 7 Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.
8 E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.
9 Do pecado, porque não crêem em mim;
10 Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais;
11 E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.

DEUS SEJA LOUVADO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário