quarta-feira, 30 de março de 2011

DIFERENÇA ENTRE O BATISMO COM O ESPIRITO SANTO E O ENCHIMENTO

DIFERENÇA ENTRE BATISTO COM O ESPIRÍTO SANTO E O ENCHIMENTO OU PLENITUDE COM O ESPIRÍTO SANTO.

Por Dc. Joel Santana

Atos 2:1-13

Dando continuidade ao estudo “TIPOS DE BATISMO”, vamos falar um pouco sobre a diferença do batismo com o Espírito Santo e o enchimento com o Espírito Santo.

Primeiro vamos entender que o Batismo de João era um batismo do arrependimento e ele também apontava para Cristo, enquanto o batismo nas águas como falamos no estudo sobre tipos de batismo. É uma confissão publica de fé nos incluindo ao corpo de Cristo, ou seja, a Igreja. O batismo nas águas é uma experiência temporária enquanto o batismo com o Espírito Santo é permanente, é uma mudança de caráter. (1Coríntios 12:13 Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito).
Porque Jesus foi batizado se ela não tinha pecados que o levasse ao arrependimento? A resposta é que naquele momento ele estava sepultando o ministério de João (a Lei e dos profetas) e ressurgindo com uma nova dispensação a da graça e do evangelho que veio a acontecer com a sua morte e ressurreição (Lucas 16:16 A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele).

Já se passaram mais de dois mil anos e até os dias de hoje existe uma grande controvérsia entre o batismo com o Espírito Santo e o enchimento com o Espírito Santo, nesse estudo vamos dirimir algumas duvidas sobre o assunto.

Primeiramente devemos entender que essa passagem Bíblica relata parte de uma profecia contida no livro do profeta Joel 2:28-29 E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.
E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.

Esse foi um acontecimento único, Pedro em seu discurso confirmou tal profecia relatada em Atos 2:16-18 Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel:
17 E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos terão sonhos;
18 E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão.

A Igreja atualmente anda procurando um segundo pentecoste achando que esse evento de Atos dois foi um batismo com o Espírito Santo criando uma grande confusão ensinando que o batismo com o Espírito Santo se dá quando há evidencia de línguas ou visões e revelações, ou realizando culto para buscar o batismo, ou até mesmo com a imposição de mãos. A Igreja não está precisando de um novo pentecoste e sim entender a obra e a pessoa do Espírito Santo, lembrando que a descida do Espírito Santo no dia de Pentecoste foi um enchimento do Espírito Santo para que eles falassem em suas próprias línguas “as grandezas de Deus” Atos 2:11.

Portanto o batismo com o Espírito Santo ele faz morada em nós e é para sempre enquanto o derramar ou o enchimento do Espírito Santo acontece de forma especifica e é temporário nos capacitando, nos dando ousadia e intrepidez para falar.
RESPALDO BÍBLICO

Atos 4:8 Então Pedro, cheio do Espírito Santo, lhes disse: Principais do povo, e vós, anciãos de Israel.
4:13 Então eles, vendo a ousadia de Pedro e João, e informados de que eram homens sem letras e incultos, maravilharam-se e reconheceram que eles haviam estado com Jesus.
4:31 E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.

Uma característica do enchimento com o Espírito Santo é a ousadia e intrepidez ao falar de Jesus. Pedro estava falando às autoridades que podia o prender ou até o matar, mas, por está cheio falava sem medo.
No capitulo abaixo um mensageiro do diabo chamado Elimas, querendo afastar da fé o procônsul, Paulo o repreendeu cheio do Espírito Santo.

Atos 13:9-12 Todavia Saulo, que também se chama Paulo, cheio do Espírito Santo, e fixando os olhos nele,
10 Disse: O filho do diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perturbar os retos caminhos do Senhor?
11 Eis aí, pois, agora contra ti a mão do Senhor, e ficarás cego, sem ver o sol por algum tempo. E no mesmo instante a escuridão e as trevas caíram sobre ele e, andando à roda, buscava a quem o guiasse pela mão.
12 Então o procônsul, vendo o que havia acontecido, creu, maravilhado da doutrina do Senhor.

RESUMO

O batismo com o Espírito Santo se dá quando cremos, somo selado e recebemos Ele morando em nós como Penhor, testificando que somos filhos de Deus (Romanos 8:16 O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus).
O enchimento nos capacita a sermos ousados para falar as grandezas de Deus (Atos 2:11 Cretenses e árabes, todos nós temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus).
A plenitude nos faz viver uma vida com Cristo tendo a mente Dele.


Deus seja louvado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário