quarta-feira, 30 de março de 2011

TIPOS DE BATISMOS

TIPOS DE BATISMOS



Por Dc. Joel Santana

Nas Igrejas de hoje é bem visível que existe uma carência da atuação do Espírito Santo, algumas passagens Bíblicas para certas Igrejas não funcionam e é bem notório que elas buscam exatamente o que o Senhor Jesus rejeitou no deserto oferecido por satanás que é glória e poder. Lucas (4:6 E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero).

A Bíblia relata que há um só batismo. Efésios 4:5 Um só Senhor, uma só fé, um só [batismo]; esse batismo se dá em uma verdadeira convenção a Cristo, ou uma mudança de caráter realmente uma nova vida, quando verdadeiramente sepultamos a velha criatura, aí passamos a viver uma novidade de vida. (Romanos 6:4 De sorte que fomos sepultados com ele pelo [batismo] na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida).

Esse é o verdadeiro batismo com o Espírito Santo, a comprovação dada por Deus é o selo e o penhor do seu Espírito acordo as passagens Bíblicas abaixo.

Respaldo Bíblico:

Eférios 1:13-14 Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa.
O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória.

Efésios 4:30 E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais [selado]s para o dia da redenção.

2Coríntios 1:22 O qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações.

Portanto, o verdadeiro batismo com Espírito Santo, começa quando cremos que Jesus morreu e ressuscitou para nos dar vida eterna. O batismo com o Espírito Santo não significa fala línguas, ou só se houver imposição de mãos como muitas denominações ensinam e fazem até culto para buscar esse batismo. Ele se dá quando ouvimos a Palavra da verdade e cremos de todo coração, que Jesus Cristo é o Senhor.

“ Marcos 16:16 Quem crer e for batizado será [salvo]; mas quem não crer será condenado”.




BATISMO NAS ÁGUAS

O evangelista Marco diz que “Quem crer e for batizado será salvo”. Esse batismo claro não é o batismo nas águas como muitos pregam pelas Igrejas, o batismo nas águas não é nenhum requisito para a salvação, observe que em Marcos 16:16 primeiro vem “quem crer” a salvação é um obra que o Espírito Santo faz em nós de regeneração e santificação onde o estágio final é a glorificação do nosso corpo.

Existe varias formas de batismo usado nas diversas denominações. Algumas usam por imersão outras por aspersão. Às vezes une o batismo de João (arrependimento) com o batismo em nome do Senhor Jesus, com isso cria polemicas que afasta completamente o que a Bíblia ensina. Veremos segundo a Bíblia os tipos de batismo.

A palavra batismo vem do grego βάπτισμα (bap'-tis-mah) que significa imergir ou submergir , algumas correntes teológicas oriundas do calvinismo ou arminianismo usam por imersão ou aspersão existindo uma disputa qual a certa ou errada.

O importante é saber que o batismo nas águas é um ato de fé onde declaramos publicamente que estamos unidos com Cristo fazendo parte do seu corpo que é a Igreja.

TIPOLOGIA DE BATISMOS

- O BATISMO DE NOÉ = 1Pedro 3:20-21 Os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água;
Que também, como uma verdadeira figura, agora vos salva, o batismo, não do despojamento da imundícia da carne, mas da indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo.

Nota – Sabemos que a família de Noé foi salva fisicamente da morte pelo dilúvio, era uma verdadeira figura da salvação e apontava para Cristo que através da sua morte e ressurreição nos daria a vida eterna.

- O BATISMO DE MOISÉS 1Coríntios 10:2-4 E todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar,
E todos comeram de uma mesma comida espiritual,
E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo.

Nota – A passagem pelo mar vermelho também foi uma salvação física, embora muito morrerão no deserto e pouco entraram na terra prometida, também apontava para Cristo.

- O BATISMO PELOS MORTOS = 1Coríntios 15:29 Doutra maneira, que farão os que se batizam pelos mortos, se absolutamente os mortos não ressuscitam? Por que se batizam eles então pelos mortos?

Nota – Um falso batismo, alguns mestres do judaísmo ensinavam que se batizando pelos mortos, após a morte física eles iriam encontrar-se na eternidade com os seus parentes mortos.



RESUMO

Só existe um batismo que é quando cremos que o Senhor Jesus morreu pelos nossos pecados e ressuscitou para nos dar vida eterna, por isso somos selados e recebemos de Deus o penhor (garantia) que somos seus filhos, esse é o batismo com o Espírito Santo.
Há varias formas de batismo, por imersão (mergulho), aspersão ou borrifo, mas, não há requisitos para a salvação nesses tipos de batismos.
Todos os tipos de batismos apontam para Cristo como diz as Escrituras, mas o verdadeiro batismo é aquele que recebemos pela graça de Deus como está escrito em Efésios 2:5-6 Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificaram juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),
E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus.

Deus seja louvado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário