quinta-feira, 31 de março de 2011

LOGOS E RHEMA

LOGOS E RHEMA

Por: Dc. Joel Santana

No idioma grego existe dois vocábulos λόγος (logos) eῥῆμα (rhema) que são usados para definir o termo palavra, sendo que se tratando de palavras esses vocábulos trazem na sua etimologia especificações diferentes.

Logos representa a Palavra de Deus escrita ou falada sendo o conhecimento daquilo que Deus disse e foi registrado, podemos afirmar que a Bíblia na sua totalidade é (logos) sendo a Palavra de Deus escrita sendo uma revelação completa da vontade dele para o homem. Para nós cristãos é muito importante conhecermos logos para chegarmos a desfrutar de rhema.

Rhema é a Palavra viva, é uma ação de logos revelação de Deus para o homem, podemos afirmar que rhema é o sentido pessoal de logos e por isso é muito importante nos enchermos de logos para o Espírito Santo nos encha de rhema.

A diferença entre uma e outra é que logos é a Palavra objetiva de Deus para os homens, enquanto rhema e a Palavra subjetiva. Na Bíblia existem no Novo testamento pelo menos 351 versículos sobre palavras, ela diferencia-se apenas pelos contextos, abaixo citaremos alguns para conhecermos quando é logos e rhema.
ALGUNS TEXTOS BÍBLICOS COM LOGOS E RHEMA
LOGOS:
Mateus 7:24 Todo aquele, pois, que escuta estas minhas [palavra]s, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;
Marcos 2:2 E logo se ajuntaram tantos, que nem ainda nos lugares junto à porta cabiam; e anunciava-lhes a [palavra].
Lucas 1:20 E eis que ficarás mudo, e não poderás falar até ao dia em que estas coisas aconteçam; porquanto não creste nas minhas [palavra]s, que a seu tempo se hão de cumprir.
João 4:39 E muitos dos samaritanos daquela cidade creram nele, pela [palavra] da mulher, que testificou: Disse-me tudo quanto tenho feito.

Atos 8:14 Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, ouvindo que Samaria recebera a [palavra] de Deus, enviaram para lá Pedro e João.

Hebreus 4:12 Porque a [palavra] de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.





RHEMA:

Mateus 4:4 Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a [palavra] que sai da boca de Deus.

Efésios 5:26 Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela [palavra],

Hebreus 1:3 O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela [palavra] do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas;

Lucas 1:38 Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua {palavra E o anjo ausentou-se dela.

RESUMO:

Palavra no grego significa “logos” ou “rhema” só através do contexto que podemos diferenciar se é a Palavra escrita ou falada (logos), ou (rhema) a ação de logos.
Deus criou todas as coisas através de sua Palavra, nesse caso tanto logos como rhema estavam sendo aplicadas. Logos sendo falada e rhema sendo imediatamente sendo cumprida.

Hebreus 11:3 Pela fé entendemos que os mundos pela [palavra] de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.

DEUS SEJA LOUVADO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário